Enactus USP - São Carlos

melius

   O projeto Melius foi fundado em 2017, com o intuito de promover a melhoria na qualidade de vida dos moradores da Ocupação em Busca de um Sonho, em um bairro periférico de São Carlos, garantindo acesso a direitos básicos como renda, alimentação, educação e moradia sustentável.

 

   Para isso atuamos em algumas frentes como os modelos de negócios desenvolvidos (a Marcenaria Novo Sonho e o ateliê Tecendo Sonhos)aulas de nivelamento para crianças que estão cursando o ensino fundamental e ações pontuais nas quais buscamos ao máximo cobrir carências observadas ao longo do contato com a comunidade.

marcenaria novo sonho 

 

  A Marcenaria foi criada em meados de 2017, contando com a participação de Érico e Pedro, que tinham conhecimentos sobre manuseio de madeira e Rosemir que forneceu as ferramentas para confecção dos móveis. A matéria prima usada eram pallets descartados por empresas da cidade, que assim tiveram um destino mais apropriado e ajudaram a desenvolver as habilidades dos marceneiros.

 

Com o projeto, foi possível construir uma sede física para a Marcenaria dentro da ocupação para maior conforto e segurança dos trabalhadores, foram realizadas exposições de móveis na USP e na UFSCar que renderam grande visibilidade na cidade e até mesmo a reforma da cozinha da nossa parceira Genau Escola de Idiomas.

Ateliê

Tecendo sonhos

 Após uma série de treinamentos e acompanhamento feitos pelo nosso time, o projeto foi entregue com sucesso à comunidade no segundo semestre de 2019 e a Marcenaria conta atualmente com Érico e Rosemir, que tomam conta de todo o empreendimento de onde tiram boa parte de seu sustento.

 Com o objetivo de expandir ainda mais o nosso impacto, nosso time montou também um material open source de replicação do projeto, para outras pessoas interessadas em montar sua própria marcenaria sustentável!

    Já a Tecendo Sonhos, foi nosso projeto piloto dentro da Ocupação, criado após percebermos o desejo de algumas mulheres em aprender a fazer crochê e ganhar por isso.

 

Com o passar do tempo, porém, muitas acabaram mudando de foco, e saindo do projeto, que passou a ter Márcia como protagonista. A partir de então, foram dados inúmeros treinamentos, ensinando-a a como lidar com cada processo de um negócio, e ajudando-a a montar o seu próprio.


  

No início de 2019, Márcia conseguiu sua certificação de Micro Empreendedora Inidivual (MEI) e, no segundo semestre, o projeto também foi entregue, sendo ela, agora dona de seu próprio negócio. 

No TTCx Transformar, evento promovido por diversos times da rede Enactus, Márcia contou com orgulho um pouco sobre sua trajetória de superação, confira:

<vídeo>

outras frentes e

encerramento do projeto

   Desde 2017, o time realizou também mutirões voltados para conscientização ambiental, melhoria da saúde e doação de cestas básicas em parceria com a Operação NatalDurante essa atuação, identificamos outros problemas da comunidade, que originaram outras duas frentes do projeto:

   A primeira delas consistia em linhas de pesquisa para implementação de novos tipos de moradia sustentáveis, a fim de atuar no maior sonho da comunidade: ter sua própria moradia. A outra frente tentava solucionar outro grande desafio enfretado: o alto índice de analfabetismo.

  Com o andamento das atividades, porém, foi tomada a decisão de atuarmos nesses problemas em outras comunidades, o que encerrou nossa atuação da Ocupação em Busca de um Sonho após a entrega dos modelos de negócio.

  Assim, atualmente, essas frentes fazem parte do projeto Domus (moradia) e do projeto Athena (alfabetização).