Enactus USP - São Carlos

melius

   O projeto Melius foi fundado em 2017, com o intuito de promover a melhoria na qualidade de vida dos moradores de uma ocupação de terra em um bairro periférico da cidade de São Carlos, garantindo acesso a direitos básicos como: renda, alimentação, educação e moradia sustentável. Para isso atuamos em algumas frente de ação como os modelos de negócios desenvolvidos - a Marcenaria Novo Sonho e o ateliê Tecendo Sonhos - e aulas de nivelamento para crianças que estão cursando o ensino fundamental, bem como em ações pontuais nas quais buscamos ao máximo cobrir carências observadas ao longo do contato com a comunidade.

 

   Espera-se assim desenvolver e estimular habilidades que são apresentadas pela comunidade, porém, por falta de oportunidade não são exploradas, sendo assim uma ponte entre a vontade e a ação.

1/3

 Marcenaria Novo Sonho

   

   A Marcenaria foi criada em meados de 2017, contando com a participação de Érico e Pedro, que tinham conhecimentos sobre manuseio de madeira e Rosemir que forneceu as ferramentas para confecção dos móveis. A matéria prima usada eram pallets descartados por empresas da cidade, que assim tiveram um destino mais apropriado e ajudaram a desenvolver as habilidades dos marceneiros. Com o projeto, foi possível construir uma sede física para a Marcenaria dentro da ocupação para maior conforto e segurança dos trabalhadores, houveram exposições de móveis na USP e na UFSCar que renderam grande visibilidade na cidade e até mesmo a reforma da cozinha da nossa parceira GENAU Escola de Idiomas.

Tecendo Sonhos


    Já a Tecendo Sonhos foi criada um pouco antes que a Marcenaria, pois foi nosso projeto piloto dentro da Ocupação. Após nossas primeiras visitas, foi descoberto um desejo grande de algumas mulheres em aprender a fazer crochê e ganhar por isso, foi então que realizamos algumas aulas para ensina-las o básico. O intuito era formar um grupo de mulheres que se auto gerenciavam, coletando os pedidos, confeccionando as peças de crochê, fazendo o controle do fluxo de dinheiro e melhorando os serviços. Após altos e baixos do projeto, hoje contamos com a Márcia apenas, quem é um tamanho exemplo de dedicação ao projeto que conseguiu alugar uma casa e sair da ocupação com auxílio da Tecendo Sonhos.

 

Outras frentes


    O projeto também possui linhas de pesquisa para implementação de novos tipos de moradia sustentáveis, a fim de atuar no maior sonho da comunidade: ter sua própria moradia. Porém, nessa linha do projeto temos limitações impostas por patentes.


    Desde 2017, o time forneceu diversos treinamentos para a comunidade que atua nos modelos de negócio e também realizou mutirões voltados para conscientização ambiental, melhoria da saúde e também doação de cestas básicas em parceria com a Operação Natal.


    Com diversas áreas de atuação, buscamos impactar a vida das cerca de 150 famílias presentes na ocupação Em Busca de Um Sonho.

Quer dar uma olhada? É só clicar no ícone aqui em baixo!

Ganhar dinheiro e ajudar a salvar o mundo, tá afim?

 

   Com o objetivo de possibilitar a replicação de um projeto em ascendência, foi elaborado um Open Source da Marcenaria Novo Sonho, parte do projeto Melius na Ocupação Em Busca de Um Sonho em São Carlos, SP.

     Abrir um pequeno negócio é algo desafiador, mas quando se une a possibilidade de melhorar a renda com princípios como a sustentabilidade, que ajudarão a proporcionar um futuro digno a nosso planeta, não pensamos duas vezes. Apesar do modelo a ser explicitado ser de uma marcenaria, é importante ressaltar que qualquer modelo de negócio pode ser criado, basta identificar habilidades e juntá-las a um objetivo.

     Com tudo isso, o que diz de começar a transformar realidades desde agora?

 

Junte-se a nós nessa luta.