Enactus USP - São Carlos

prospecção

    A prospecção busca desenvolver um projeto Enactus junto à comunidade são carlense de forma a solucionar um problema real da comunidade, o qual será estudado e elegido de acordo com as necessidades e urgências da comunidade e com nossas capacidades e possibilidades.

 

    A ideia central é que o projeto seja desenvolvido de maneira inovadora, porém factível, portanto em todas as idéias que surgem realiza-se uma análise realista a respeito da possibilidade de realização do projeto como um todo.

 

   Além disso, busca-se um projeto que atinja um elevado número de impactados, aproveitando ao máximo os recursos humanos, tecnológicos e financeiros que temos dentro do Enactus.

Atualmente estamos envolvidos com 4 ideias de possíveis projetos, sendo elas:

 

  1. Escola de Campeões: atuar conjuntamente à um projeto social já existente em São Carlos, que visa desenvolver crianças e adolescentes em vulnerabilidade social a partir do esporte. Iniciando em aulas de boxe, que despertam respeito, concentração, autocontrole, entre outras habilidades, o projeto tem como principal objetivo fomentar a educação, promovendo aulas diversas, como inglês e espanhol, em um espaço acolhedor e repleto de oportunidades.

  2. Acessibilidade: Desenvolver uma tecnologia a partir dos conhecimentos técnicos adquiridos durante a graduação que visa promover e melhorar a acessibilidade de portadores de mobilidade reduzida na cidade de São Carlos.

  3. Carros de Coleta Seletiva: A partir de um desenvolvimento de produto por parte do grupo Rotary juntamente com o departamento de Engenharia de Produção da USP - São Carlos, utilizar um modelo de carro de coleta para catadores de lixo de forma a facilitar, qualificar e melhorar as condições de trabalho, aumentando sua produtividade e bem estar no trabalho, além de desenvolver a reciclagem na cidade.

  4. Ocupação: Juntamente com a ocupação Em Busca de Um Sonho, que já é comunidade de um dos projetos enactus do nosso time, o Melius, desenvolver um projeto que abranja um maior número de impactados, visando melhorar algum ou alguns aspectos da comunidade com o objetivo de aprimorar as condições de vida e convivência no local.