Enactus USP - São Carlos

geração helena

     O nosso time só foi entender que a cidade de São Carlos ia muito além do centro quando conhecemos o Assentamento Santa Helena. Localizado a bons quilômetros da região central, nos deparamos com 14 famílias divididas em lotes no que parecia ser uma grande fazenda.

     Grande parte dessas famílias se dedicava ao cultivo orgânico, de onde vinha a maior parte do seu sustento. Entretanto, a longa distância da região central da cidade e o consequente isolamento geográfico tornavam o escoamento dos produtos orgânicos uma tarefa muito árdua.

    Além disso, esse mesmo isolamento fazia com que muitas das famílias enfrentassem problemas de moradia, saneamento básico e saúde. Ainda assim, nada era ruim o bastante para tirar o sorriso do rosto da Terezinha, Seu Sebastião, Lindamira, e outros incríveis moradores com o qual criamos vínculos inesquecíveis.

 

 

 

    

1/2

    Os problemas preocupantes, unidos à motivação incrível da comunidade não deixaram dúvidas de que o assentamento Santa Helena era o local ideal para a criação do primeiro projeto do time Enactus USP - São Carlos.

    Depois de alguns meses de reconhecimento da comunidade e um estudo mais aprofundado dos problemas, o nosso time iniciou a sua atuação. A princípio, o aumento da qualidade de vida era o nosso objetivo principal. Logo, instalamos cloradores em quase todas as moradias dos lotes do assentamento, melhorando a qualidade da água consumida. Também foram doadas algumas caixas d'águas, visando o armazenamento adequado dos recursos hídricos.

   Ainda em relação à água, o nosso time solucionou o problema de abastecimento insuficiente das moradias ao adquirir uma bomba d'água, aquisição que se tornou possível graças a um prêmio que o nosso time recebeu da Ford, no valor de 5 mil dólares. Com esse novo equipamento, transportar água da represa até as casas se tornou uma tarefa muito mais fácil.

     Além de alguns mutirões realizados no assentamento, como o Mutirão da Saúde, o nosso time teve o maior foco de atuação voltado para a produção agrícola orgânica: criamos a Rede Agroecológica Santa Helena, um modelo de negócio que viabilizou a produção de orgânicos do Assentamento Santa Helena até as regiões centrais da cidade, aproximando o contato entre o produtor e o consumidor.

     Com a consolidação do negócio, a Rede passou rapidamente a ser a principal fonte de renda de muitas das famílias produtoras. O projeto, com o seu escopo incrível, nos levou a conquistar o 3º lugar no Campeonato Nacional dos times Enactus de 2015.

     O projeto Geração Helena é, sem dúvida alguma, uma referência de impacto positivo, inspiração e mudança.